Pedro o apóstolo, quem foi ele? qual sua importância para o Cristianismo?

Pedro o apóstolo, quem foi ele? qual sua importância para o Cristianismo?

São Pedro ou São Pedro Apóstolo, em hebraico:כיפא, em grego koiné: Πέτρος, Petros, “Rocha”, segundo a interpretação católica e ortodoxa, fragmento (de pedra) para alguns protestantes, em copta: Ⲡⲉⲧⲣⲟⲥ, Petros, em latim: Petrus (Betsaida, Galileia, século I a.C., — Roma, ca. 67 d.C.) foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos.

Historiadores, católicos e igrejas ortodoxas acreditam que Pedro foi o primeiro bispo de Roma e, portanto, o primeiro papa e o primeiro patriarca de Antioquia.

Até hoje, de acordo com a Igreja Católica, ele será o papa mais longo da história: cerca de trinta e sete anos.

Nome e importância
De acordo com a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Uma variante de seu nome original Simão Pedro também aparece em Atos (Atos 10:18) e 2 Pedro (2 Pedro 1: 1).
No Evangelho de João (João 1:42), Cristo mudou seu nome para כיפא, Kepha (inglês Cepha), que significa “pedra” e “rocha” em aramaico, e este nome é traduzido para o grego por Πέτρος, Petros, ” Rocha “, segundo a interpretação católica, fragmentos (pedras),” seixos “, segundo algumas interpretações protestantes, eles acreditam que a palavra grega significa” rocha “, e” pedra “é πέτρα, petra, e mais tarde tornou-se latina como Petrus.

Acontece que a palavra aramaica para “fragmentos de pedra” ou “seixos” é evna em vez de kepha. Esta última é a mencionada na Bíblia e traduzida para o grego Petros, que na verdade significa “pedra”.

Na explicação da Igreja Católica, Jesus mudou o motivo do nome do apóstolo e seu significado na citação bíblica: “Eu também te disse, tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; a porta do submundo Não pode ser vencido. ”(Mateus 16:18), a chamada confissão de Pedro, Jesus comparou Simão a uma rocha. Assim, Cristo se tornará o fundador da Igreja Católica, que vem do grego “katholikos”, que significa tudo ou universal, e por isso é agraciado com o título de “Príncipe dos Apóstolos” pela Igreja Católica.

Este título é um pouco atrasado, porque tal título não será usado até cerca de um século após sua morte para suplementar o título de patriarca.

Pelo contrário, todas as obras dos primeiros padres da igreja sobre este assunto, e entre aqueles estudiosos católicos, o padre jesuíta Leonel Franka e o teólogo Scott Hahn, que se destacaram, garantiram o uso universal do grego no primeiro século. as palavras Petros e Petra são sinônimos, portanto, refira-se à palavra rocha. Em suma, a confissão de Pedro e a mudança em seu nome de Jesus Cristo concederam a ele um papel de destaque para a igreja, especialmente em sua missão de “fortalecer os irmãos” (Lucas 22:32).

Esses autores também acreditam que embora a língua que era muito difundida no Império Romano na época de Jesus e dos Apóstolos fosse o grego universal, por causa da influência grega na região, pois mais de dois séculos antes de Cristo, os judeus no primeiro século falava principalmente Alá. Árabe, a mesma língua do evangelho que foi originalmente escrita sobre o próprio Mateus. No fragmento de palavra aramaica (pedra) “ou pedrinha” é a palavra Evna em vez de kepha. em breve. Mais provavelmente, a palavra Kephas ou “Pephas”, que é cerca de oito vezes transcrita no Novo Testamento e traduzida para o Evangelho grego de Petros, Atos e os escritos de Paulo, na verdade se refere a rochas e ao povo de Pedro.

Deve-se notar que a confissão de fé de Pedro e a fala de Jesus ocorreram em dois momentos diferentes da mesma leitura. No início, a pergunta dos discípulos de Jesus era: “Quem fez aquele que disse o Filho do Homem?” (Mateus 16:13), e a resposta deles para ele, “Algumas pessoas disseram que foi João Batista, outras Lia , e outros Jeremias ou um dos profetas. ”(Mateus 16:14) Jesus perguntou novamente:“ Mas quem dirá quem dizes que eu sou? ”(Mateus 16:15), dizendo:“ Simão Pedro, tu és o Cristo e o Filho do Deus vivo “(Mateus 16:16). E em resposta, Jesus disse a Pedro: “Bendito és tu, Simão, filho de João, porque não tem carne nem sangue para te revelar isto, mas quem é meu pai nos céus.” (Mateus 16: 17-18) , e acrescentou: “Eu também te digo, tu és Pedro, e eu edificarei minha igreja sobre esta rocha; as portas do submundo não podem vencê-lo.” (Mateus 16:18). Este é um diálogo abrangente sobre que tipo de bíblia apresenta suas próprias traduções, como a Virgem Católica, o Novo Testamento de Gideon International e a tradução do próprio Wiki do Brasil.

Na interpretação do protestantismo, o protestantismo histórico ou pentencostais e o Novo Pentecostes dizem que a palavra rocha é Petra, que significa “pedra grande e maciça” como o nome de Simão, e é Petros, que significa “pedra pequena” “Or’pebbles ‘.

Nesse sentido, o próprio Pedro afirmou em Atos 4: 10-12 que as palavras de Jesus se referem a ele mesmo, não aos apóstolos:

“Vamos todos vocês e todos os israelitas sabem que, em nome de Jesus Cristo de Nazaré, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, quando você estava pregado na cruz, este paciente é saudável antes de você. Ele é desprezado por seus construtores A pedra é .. conjunto como a pedra angular ninguém mais tem salvação; porque não há outro nome no mundo para nos salvar”(Atos 4: 10-12).

No entanto, de acordo com a apologética católica, o seguinte argumento é considerado o oposto: “pedra fundamental” de Pedro citado em Atos 4: 10-12 envolve necessariamente a citação Peter si mesmo busca em Isaías 28:16 para defender esta posição que Jesus é o real e somente Cristo (Messias), como segue:

“Então é isso que o Senhor Deus diz:. Eis que eu estou colocando uma pedra como uma fundação em Sião, uma jóia testado, uma jóia na esquina de uma base sólida; aqueles que acreditam que não estão com pressa” (Isaías 28 : 16)

Portanto, não de acordo com a voz do Senhor, como afirmou em Mateus 16:13, mas de acordo com o versículo do profeta Isaías, que foi o principal precursor da vinda de Cristo, para a fala de Jesus em Mateus 16:13 Seu significado permanece o mesmo. de acordo com a lógica protestante, Jesus falou a Pedro em vez de “si mesmo”.

Outros conhecidos poços novos professores confirmaram este entendimento tradicional dos ensinamentos católicos, como Nicolaas Ridderbos [en], que apontou que a palavra “sobre esta pedra” na verdade refere-se a Peter, porque com base no contexto e análise gramatical “, aqui apenas mencionando versos e trocadilhos de Pedro realmente se referem a ele”.

De acordo com ele, “sobre esta pedra [Petra]” refere-se a Peter. Por causa da revelação que ele recebeu e sua confissão de fé, Peter foi nomeado por Jesus para estabelecer as bases para o futuro da igreja. Este verso apenas menciona Pedro, e os trocadilhos em seu nome só se aplicam a ele.

Outra explicação baseada na orientação cristã de Jesus registrada na Bíblia e nos Evangelhos é que Jesus previu espiritualmente. Como o próprio Jesus disse que seu reino não é mundano, mas espiritual, Jesus afirmou que por meio de suas palavras, o Espírito Santo ficaria na morada de Pedro lugar de Deus e todos aqueles que seguem a Cristo vêm dele, como está escrito: “O espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque você não pode vê-lo nem conhecê-lo; mas você o conhece porque ele está com ele. Viva. Você, ele estará em você. Eu não vou torná-lo um órfão; eu vou voltar para você. Depois de um tempo, o mundo não vai mais me ver, mas você vai me ver; porque eu vivo, você vai viver. “John. 14: 17-19. Também em João 18:36 “Jesus respondeu que meu reino não pertence a este mundo; se meu reino pertence a este mundo, meus servos lutarão para impedir que eu seja entregue aos judeus; mas agora meu reino não pertence a Este mundo. Este mundo. Aqui. ”O apóstolo Paulo no Areópago também disse:“ O Deus que criou o mundo e tudo o que nele há, como Senhor dos céus e da terra, não mora em templos feitos por mãos humanas, nem serve para servir às pessoas. Mão; o homem parece precisar de algo; porque ele mesmo dá vida, fôlego e tudo a todos; ”Atos 17: 24,25. Esta interpretação foi refutada por outros teólogos protestantes, como Donald Arthur Carson [en]. Em sua opinião, Cristo irá enfatizar a confissão de fé de Pedro e seu papel único na igreja, ao invés das crenças de todo o crente.

Informação biográfica

Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador. Ele nascerá em Betsaida e viverá em Cafarnaum. Ele era filho de um homem chamado João ou Jonas, e seu irmão era o apóstolo André. O Simão e o André são “empresários” da pesca e têm frota própria em colaboração com Tiago, João e o pai Zebedeu.

Talvez o Pedro seja casado e tenha pelo menos um filho. [20] As passagens em Mateus 8: 14-15, Marcos 1: 29-31 e Lucas 4: 38-41 relatam que sua sogra foi curada da febre por Cristo.

De acordo com Lucas 5: 1-11, em um episódio chamado “Pesca Milagrosa”, quando Pedro pediu a Jesus que usasse um de seus barcos para que pudesse pregar a quem quisesse ouvir, Ele se encontrará com Jesus. Pedro lavou as redes com Jacó, João, seus companheiros e os filhos de Zebedeu, para que ele pudesse ter um lugar no barco não muito longe da costa.

No final da pregação, Jesus disse a Simão para ir pescar em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentou pescar a noite toda sem sucesso, mas a seu pedido, ele o faria. O resultado foi uma pesca em tão grande escala que as redes estavam prestes a se partir e precisaram da ajuda dos barcos dos dois parceiros, que quase afundaram com os peixes. Pedro curvou-se diante de Jesus com humildade e surpresa, dizendo-lhe para ficar longe dele porque ele era um pecador. Então Jesus o encorajou a segui-lo, dizendo que faria dele um “pescador que ganha gente”.

Nos Evangelhos Sinópticos, o nome de Pedro está sempre no topo da lista dos discípulos de Jesus, o que revela seu status acima da Academia Apostólica na interpretação da Igreja Católica Romana. Não se pode descartar que Pedro, como seu irmão André, foi discípulo de João Batista antes de seguir Jesus.

Outro fato interessante é a estreita amizade entre Pedro e João, que é comprovada em todos os Evangelhos, por exemplo, na Última Ceia, quando ele pediu ao Senhor por meio de seu discípulo amado (João), quem o trairia ou ambos e encontraria o túmulo vazio de Cristo no Domingo de Páscoa. Na verdade, essa amizade persistiu mesmo depois que Jesus subiu ao céu, como vimos no livro de Atos, na cena da cura do paralítico na entrada do Templo de Jerusalém.

De acordo com as tradições defendidas pelas Igrejas Católica Romana e Ortodoxa, o apóstolo Pedro se tornará o primeiro bispo de Roma depois de se tornar bispo de Antioquia. Segundo essa tradição, depois de milagrosamente libertado da prisão em Jerusalém, o apóstolo iria para Roma e ficaria lá até ser expulso pelo imperador Cláudio junto com judeus e cristãos, quando então voltaria a Jerusalém para assistir à reunião. [22 ] Na chamada reunião de Jerusalém, os apóstolos falaram sobre os rituais judaicos. Depois dessa reunião, Pedro ficou em Jerusalém. Paulo, Barnabé, Judá (Barsabás) e Silas foram todos para Antioquia.

Três anos depois, Paulo voltou a Jerusalém para visitar Pedro e morou com ele por duas semanas. Quatorze anos depois, Paulo voltou a Jerusalém, onde conheceu Tiago, Pedro e João.

Mais tarde, por volta da metade do primeiro século, Pedro foi para Antioquia, onde ele e Paulo tiveram uma discussão chamada de incidente de Antioquia.

A tradição da Igreja Católica Romana acredita que após passar por algumas cidades, Pedro seria martirizado em Roma entre 64 e 67 DC. Desde a Reforma, teólogos e historiadores protestantes têm afirmado que Pedro não irá a Roma; Ferdinand Christian Baur, da Escola de Tübingen, defendeu a tese com destaque. Outros, como Heinrich Drexel, anunciaram em 1872 que Pedro foi enterrado em Alexandria, Egito ou Antioquia.

No entanto, hoje, os historiadores concordam que Pedro realmente viveu e morreu em Roma. O historiador luterano Adolf Harnack afirmou que os argumentos anteriores eram tendenciosos e dificultavam o estudo da vida de Pedro em Roma.

Sua vida ainda está em revisão, mas seu túmulo está localizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Após anos de árdua investigação, ele foi descoberto em 1950.

Alguns pesquisadores acreditam que, como Judas Iscariotes, Pedro era um fanático, um grupo que poderia ter se destacado dos fariseus e formado por pequenos agricultores e membros das classes mais pobres da sociedade. Isso deve ser confirmado em Marcos 3:18 e Atos 1:13. No entanto, na nomeação descrita na citação acima, um certo “Simão, o Zelote” é na verdade uma pessoa única.

De acordo com a Igreja Católica, o primado de Pedro
Toda a primeira parte do evangelho gira em torno da identidade de Jesus. Quando questionado, Simão foi o primeiro discípulo a responder a esta pergunta: Jesus é o Filho de Deus. Foi esse acontecimento que fez com que Jesus o chamasse de Pedro e fosse chamado de confissão de Pedro.

Encontramos uma descrição disso em Mateus 16: 13-19: Jesus perguntou aos seus discípulos (depois de saber o que aconteceu com ele na multidão): “Quem vocês pensam que eu sou?”

Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”. Jesus respondeu: “Simão, filho de Jonas, tu és bendito, porque não foi a minha carne e o meu sangue que te revelou isso, mas eu estou em céu Pai. Eu também te digo, tu és Pedro, sobre esta pedra edificarei a minha igreja , a porta do submundo nunca a derrotará. Eu te darei a chave do reino dos céus, estás amarrado para a terra, também será ligado no céu. O que você liberar na terra também será ligado e lançado no céu. ”21: 15-17 e Lucas 22:31 também falam sobre a primazia de Pedro, especialmente na ordem do exercício de fé, Cristo fez dele uma cabeça:

Jesus disse a Simão (Pedro): “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?” Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta o meu cordeiro.” Eu disse-lhe uma segunda vez: “Simão, filho de João, amas-me?” – “Sim, senhor”, ele disse, “Tu sabes que te amo”. Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas». Disse-lhe pela terceira vez: «Simão, filho de João, amas-me?» Pedro ficou muito triste porque lhe perguntou «Amas-me? ele: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo.” Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas.” (João 21: 15-17) «Simão, Simão, olha, Satanás insiste que eu quero que você peneire como o trigo mas orei por você para não deixar sua fé desfalecer. Mas quando você é convertido, você deve confirmar seus irmãos. “(Lucas 22: 31-32)

Escritura escrita pelo apóstolo
O Novo Testamento inclui duas cartas cujos autores pertencem a Pedro: a primeira carta de São Pedro e a segunda carta de São Pedro.

Kandachin na Basílica de São Pedro: O túmulo de São Pedro fica logo abaixo deste edifício. Bernini, 1633
Desde a década de 1950, as escavações no porão da Basílica de São Pedro foram reforçadas, que tradicionalmente se acredita ser o túmulo dos apóstolos, perto do local do martírio da parede central do Circo Nero. Após árduo e meticuloso trabalho, incluindo terraplenagem para a construção da primeira catedral da era Constantina, incluindo a remoção de grande quantidade de solo do processo de corte do Monte Vaticano, a arqueóloga italiana Margarita. A equipe liderada por Margherita Guarducci encontrou um cemitério de Pedro, incluindo um muro cheio de pichações, com as palavras Petrós Ení (Petrós Ení), que significa “Peder” em grego Luo is here “.

Um fragmento de osso de um homem de 60-70 anos também foi encontrado em uma alcova, envolto nos restos de um pano roxo com fios de ouro, que se acredita ser de Pedro. De acordo com a cruz dos arqueólogos, a data real do martírio foi 13 de outubro de 64 DC, não 29 de junho, a data em que os corpos de Pedro e São Paulo foram transferidos para as catacumbas. São Sebastião durante a perseguição ao imperador romano Valeriano em 257 DC.

Iconografia
O retrato mais antigo conhecido do apóstolo Pedro foi descoberto em uma catacumba sob a cidade romana em 2010, e sua história remonta ao século IV DC. No mesmo local, também foram encontradas imagens dos apóstolos Paulo, André e João. Essas obras fazem parte de um grupo de pinturas em torno da imagem de Jesus Cristo como o Bom Pastor no teto da tumba dos romanos que os estudiosos acreditam. nobre.

Como morreu o apostolo Pedro?
A tradição da igreja mais aceita em relação à morte de do Apóstolo Pedro e que ele foi crucificado, de cabeça para baixo em uma cruz em forma de x, em Roma, cumprindo a profecia de Jesus (João 21:18).

Veja Também