Richard Baxter – Quem era Richard Baxter?

Richard Baxter – Quem era Richard Baxter?

Richard Baxter (Rawton-Chester, 12 de novembro de 1615-Shropshire, 8 de dezembro de 1691) foi um líder puritano britânico, pastor e escritor, Dean Stanley. Chame-o de “o líder dos intelectuais e protestantes ingleses”. Em “Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, Max Weber se referiu ao “Catálogo Cristão” de Baxter como o “Livro de Teologia Moral Puritana”. Sua obra mais famosa é “O Resto Eterno dos Santos” em 1650.
Teologia
No fatalismo, sua posição é semelhante à do francês Moise Amyraut (1596-1664). O termo “baxterismo” às vezes é entendido como calvinismo moderado. No entanto, é uma expressão da economia amiladista de redenção, afirmando que Deus escolheu apenas um número limitado de pessoas, mas não desprezou nem rejeitou ninguém, porque o sacrifício de Cristo envolve toda a humanidade. O baxterismo, como exposição teológica, vincula o sistema de redenção reformado, o calvinismo e o arminianismo, e convida-os a um diálogo mais próximo, não apenas considerando os atributos da soberania divina, mas também protegendo-os. Amor e justiça irrepreensíveis.

De acordo com Baxter, a morte de Cristo é um ato de salvação universal (criminal e substituição, mas não substituição), a maneira de Deus decretar novas leis para fornecer perdão e perdão aos penitentes. Arrependimento, fé e obediência a esta lei são a justiça da salvação pessoal do crente.
Entre todos os puritanos, Baxter foi o mais prolífico: escreveu 79 volumes, deixando um legado inestimável para as gerações futuras. A diferença entre Baxter e todos os seus colegas está em sua coragem para resolver os problemas da Bíblia, lidando com seus argumentos com habilidade, compostura e firmeza excelentes. Conhecido como o maior sacerdote da tradição puritana, sua teoria da salvação foi criticada por muitos calvinistas. É um ídolo que vale a pena lembrar, embora tenha sido injustiçado principalmente porque violou os princípios da maioria das pessoas e estabeleceu um novo paradigma teológico. Baxter tinha uma certa antipatia por “Confissões” e não escondia sua insatisfação com os esforços da igreja para se arrepender, privando-o da liberdade de estudar a palavra de Deus por si mesmo e de fazer escolhas livremente sobre a questão da fé.

Ele nasceu na casa de seu avô. Embora a família tenha ancestrais nobres, a posição do pai na sociedade não é mais proeminente.

No início, a educação de Richard era muito pobre, deixando-a para o clero local. Mas sua condição melhorou rapidamente.Com a ajuda de John Owen, John Owen era o proprietário da Wroxeter Free School, onde estudou de 1629 a 1632 e lá fez progressos.
Por sugestão de Owen, em vez de ir para Oxford (mais tarde ele se arrependeu dessa etapa), ele foi para o Castelo de Ludlow, onde estava a cargo do padre Richard Wickstead do conselho local. Embora Wickstead tenha sido negligenciado, Baxter se beneficiou da grande biblioteca do castelo.
Em 1638, ele se tornou pastor da Igreja da Inglaterra em Kidderminster, Worcestershire, onde serviu como pastor do exército parlamentar em 1642 (ver Oliver Cromwell).
Após a restauração da monarquia, ele perdeu sua posição por meio do Ato de Unidade de 1662 e viveu após o Ato de Tolerância de Londres de 1672.
Como um padre famoso que não queria sucumbir à igreja nacional, ele foi condenado a 18 meses de prisão em 1685. Seu livro “Pastor Reformado” proclamava ideais que ele se sentia obrigado a seguir.

Veja Também