João, o Evangelista – Quem foi João o evangelista?

João, o Evangelista – Quem foi João o evangelista?

João Evangelista ou Apóstolo João (grego: Ἰωάννης, translit. Iōánnēs) foi um dos doze apóstolos de Jesus. Além do Evangelho de João, ele também escreveu as três epístolas (1, 2 e 3) e as revelações do registro de João . Deve-se ressaltar aqui que há controvérsia sobre o verdadeiro autor do Apocalipse, mas ele é representado por São Justino e amplamente difundido nos clássicos de Irineu de Lyon, Clemente de Alexandria, Tertuliano e Muratori no século II. a tradição identificou o autor como o apóstolo João, o autor do Quarto Evangelho. Mas até o século V DC, as igrejas na Síria, Capadócia e mesmo na Palestina não pareciam incorporar o livro do Apocalipse ao cânone bíblico, provando que não o consideravam obra de um apóstolo. Tem uma afinidade inegável com os escritos de João, mas sua linguagem, estilo e perspectivas teológicas (especialmente Palusia sobre Cristo) também são claramente diferentes dos escritos de João. Esta é uma referência ao livro do Apocalipse na Bíblia. Comentários introdutórios. Bíblia de Jerusalém. João era o mais jovem dos doze discípulos e tinha cerca de vinte e quatro anos no auge do que Jesus chamava de São João. Segundo relatos, ele é solteiro e mora em Betsaida com os pais. Ele é pescador e conserta redes de pesca. Trabalha com o irmão Tiago Maior e possivelmente André e Pedro.

O legado deixado nos escritos de John mostra sua personalidade extraordinária. De acordo com a descrição, ele era imaginativo em comparação, pensativo em sua tese e raramente falava como discípulo. É notório por seu amadurecimento na fé ao longo da evolução de sua escrita.

Relacionamento com jesus A admiração de João por Jesus é mostrada em todos os livros da Bíblia. Jesus o chamou de filho do trovão, e mais tarde ele foi considerado um “discípulo querido”. Além disso, ele e seu irmão Jacó pediram para estar do lado direito de Jesus quando estivessem no céu, e o outro estava do lado esquerdo de Jesus. Além disso, eles receberam o mesmo batismo de Jesus, por isso foram levemente repreendidos por Jesus e despertado entre outros apóstolos.Um certo ciúme. De acordo com o registro do Novo Testamento, João foi o apóstolo que andou com Jesus na noite em que Jesus foi preso.Ele teve coragem suficiente para acompanhar seu mestre até a morte na cruz. João de Patmos, Alonso Cano, 1640 A história nos conta que até a última hora João esteve ao lado de Jesus e, ao seu lado, sua tarefa era cuidar de Maria, a mãe de Jesus. Presumivelmente, a Bíblia indica que Jesus não é o único filho de Maria (Mateus 13:55; Marcos 6: 3) (ver irmão de Jesus), mas ele será o mais velho e, portanto, tem a responsabilidade de cuidar de sua mãe. A morte de Joseph.

De acordo com o Evangelho de São Mateus, está escrito nos Evangelhos: “A mãe do filho de Zebedeu veio a Jesus com seu filho, prostrou-se diante de Jesus e implorou a ele” (Mateus 20:20), obviamente , A mãe biológica de João não era Maria, mãe de Jesus, mas outra pessoa, porque naquela época o pregador não escreveria “a mãe do filho de Zebedeu”, mas algo como “sua mãe”. Portanto, as palavras de Jesus significaram que daquele momento em diante, o cuidado e o apoio de Maria foram deixados para John. Para a Igreja Católica, Cristo não tem irmãos físicos, o que prova que a premissa desse argumento é que na antiga língua do aramaico usada por Jesus, as palavras que designam irmãos podem ser usadas alternadamente para primos e outros parentes. Jesus pode falar pelo menos aramaico e hebraico, mas os Evangelhos são escritos em grego. Existem mais palavras em grego para indicar parentesco. De acordo com alguns autores, isso pode ter causado confusão na tradução.

Na verdade, a Terra Santa já estava sob o domínio do Império Grego e sob o domínio romano (sua cultura absorvia a maior parte da cultura grega), o que possibilitava usar o termo “irmão” para significar a expressão “primo”. Além disso, o fato de o Novo Testamento ter sido escrito no grego universal do Império Romano (grego universal) não apóia a hipótese de que esses fossem filhos de José e Maria. (A Bíblia diz que Maria foi escolhida como virgem pura, tornou-se a mãe de Jesus e era seu filho mais velho, Jesus.) A Igreja Ortodoxa acredita que o “irmão” de Jesus pode ser o filho do primeiro casamento de José antes de viver com Mary. Não há referência bíblica para apoiar a hipótese de que Joseph já havia sido casado antes.

Mais tarde, João teve laços estreitos com Pedro nas primeiras atividades do movimento cristão e se tornou um dos principais apoiadores da igreja de Jerusalém. Este foi o principal apoio de Pedro no dia de Pentecostes. Ele pregou na Ásia Menor, especialmente em Éfeso, que é uma tradição contínua e ininterrupta, onde ele terminaria seu ministério com a morte em idade avançada. Exílio Na ilha de Patmos, no lado leste do Mar Egeu, João foi exilado lá e escreveu o livro do Apocalipse no livro do Apocalipse. Acredita-se que este livro do Apocalipse contenha fragmentos remanescentes de uma grande revelação, a maioria dos quais se perdeu, e outras partes foram deletadas depois que João o escreveu. Apenas as partes fragmentadas são mantidas. Por outro lado, alguns teólogos e intérpretes afirmam que as características fragmentárias deste livro foram o amálgama de dois outros livros do Apocalipse, levando ao que conhecemos hoje, um dos quais já estava na época de Nero Escrito. John viajou e trabalhou constantemente, e depois de se tornar o líder da igreja asiática, ele se estabeleceu em Éfeso. Por volta de 90 DC, ele orientou seu colaborador Nathan a escrever o chamado “Evangelho de João” em Éfeso. “Mulher, este é o teu filho! Filho, esta é a tua mãe!” (Jesus). São João Apóstolo, de El Greco c. 1600, Museu do Prado, Madrid morrer Entre todos os doze apóstolos, o amado apóstolo e filho de Zebedeu, João, tornou-se o teólogo mais notável. Ele morreu naturalmente em Éfeso em 103 DC aos 94 anos de idade. Polícrates, o segundo bispo de Éfeso em 190 (Eusébio de Cesaréia prova em sua história da igreja, 5, 24), o apóstolo “dorme” (morreu) em Éfeso. No entanto, é dito que quando Constantino construiu a igreja para ele, o túmulo estava vazio. De acordo com algumas explicações, João é o apóstolo favorito de Jesus e eles se amam. disputa De acordo com algumas explicações, as disputas foram levantadas com base no texto bíblico, confirmando que o discípulo não experimentou a morte. De fato, pode ser lido assim: Digo-lhes a verdade, alguns aqui nunca experimentarão a morte antes de ver o Filho do Homem entrar em seu reino. (Mateus 16:28)

Por outro lado, o evangelho também diz: Pedro se virou e viu que também estava seguindo o discípulo que Jesus amava. Ele se encostou no peito de Jesus durante o jantar e perguntou: “Senhor, quem é o traidor?” , ele perguntou a Jesus: “Como está este homem?” Jesus respondeu: “Se eu quero que ele fique comigo, o que isso importa para você? Quanto a você, venha comigo.” Espalhe ao redor. Agora, “Jesus não disse que tal discípulo não morreria”, mas, “Se eu quero que ele fique até que eu venha, o que te importa?” (João 21: 18-25) No entanto, a interpretação teológica resolve este dilema bíblico porque Jesus afirmou que ele deve viver até a revelação final do cânon bíblico, o Livro do Apocalipse. Desde então, sua morte acontecerá naturalmente em um momento apropriado.

Veja Também