A Última Ceia – O que foi a Última Ceia? Como aconteceu? Quem participou dela?

A Última Ceia – O que foi a Última Ceia? Como aconteceu? Quem participou dela?

De acordo com os cristãos, a Última Ceia foi a última refeição que Jesus compartilhou com seus apóstolos em Jerusalém antes de sua crucificação. É a base bíblica do sistema eucarístico, também conhecido como “Comunhão”. A Última Ceia é relatada pelos quatro evangelhos ortodoxos em Mateus 26: 17-30, Marcos 14: 12-26, Lucas 22: 7-39 e João 13: 1 a João 17:26 de. Além disso, também aparece em 1 Coríntios 11: 23-26. O evento é celebrado na Quinta-feira Santa.

O mural da Última Ceia é provavelmente a obra-prima mais famosa da Última Ceia.
1498. Leonardo da Vinci no Convento de Santa Maria delle Grazie em Milão.

Primeira Coríntios menciona o fim dos tempos pela primeira vez o jantar. Os quatro evangelhos clássicos apontam que a Última Ceia ocorreu no final da Semana Santa, ou seja, depois que Jesus entrou triunfantemente em Jerusalém, Jesus e seus discípulos compartilharam uma refeição antes de serem crucificados no final da semana. Durante o jantar, Jesus previu que seria traído por um discípulo presente e que o apóstolo Pedro negaria conhecer Jesus antes do amanhecer do dia seguinte.

Os três Evangelhos Sinópticos e 1 Coríntios todos registram o sistema da Eucaristia, no qual Jesus partiu o pão entre os discípulos e disse: “Este é o meu corpo.” O Evangelho de João não inclui esta parte, mas diz que Jesus Lavando o os pés dos discípulos, dando-lhes um novo mandamento: “Amai os outros como eu te amo”, e copiando o detalhado discurso de despedida de Jesus, chamando os apóstolos seus amados e seguindo a sua doutrina, tornando-nos “mais amigos do que servos” “.

Alguns estudiosos consideram a Última Ceia como a fonte da tradição da Eucaristia no cristianismo primitivo. Outros entendem que este registro é derivado da prática da Eucaristia que existia no primeiro século e descrita por Paulo.

Nome e propósito
O termo “Última Ceia” não aparece no Novo Testamento. No entanto, tradicionalmente, muitos cristãos se referem à trama da última refeição de Jesus dessa forma. O evento foi provavelmente uma narrativa da última refeição de Jesus e seus primeiros seguidores, e se tornou uma espécie de serviço memorial.

As Igrejas Anglicana e Presbiteriana usam o termo “Ceia do Senhor” e acreditam que o termo “última” indica que este é um entre muitos jantares, não “jantar”. A Igreja Ortodoxa ainda usa o termo “jantar de mistério”, o que significa que se refere à celebração da Eucaristia naquele episódio e liturgia.

A Última Ceia é relatada pelos quatro Evangelhos clássicos em Mateus 26: 17-30, Marcos 14: 12-26, Lucas 22: 7-39 e João 13: 1 a João 17:26 de.

O primeiro livro de Coríntios (1 Coríntios 11: 23-26) pode ter sido escrito antes dos Evangelhos e inclui uma referência a esse evento, mas enfatiza sua base teológica sem especificar o evento e seu contexto.

Contexto e localização – Evento da Última Ceia

De acordo com os eventos do Evangelho Sinóptico.
A narrativa geral dos eventos antes da Última Ceia compartilhada pelos quatro Evangelhos é que, depois que Jesus entrou triunfantemente em Jerusalém no início desta semana (tradicionalmente no “Domingo de Ramos”), vários judeus e anciãos, Jesus e seus discípulos compartilharam uma refeição mais tarde. Depois disso, Jesus foi traído, preso, julgado e pregado na cruz.
O evento chave desta refeição é a preparação dos discípulos para a partida de Jesus, a previsão da traição iminente e a negação de Pedro [3] [5], e o estabelecimento da Eucaristia.

Profecia da Traição de Judas
Em Mateus 26: 24-25, Marcos 14: 18-21, Lucas 22: 21-23 e João 13: 21-30, Jesus predisse durante o jantar que um dos doze apóstolos o trairia. Após os discípulos negarem que isso pudesse acontecer, Jesus reiterou o fato da traição e disse que seria um dos presentes, dizendo: “Ai do traidor do Filho do Homem! Se essa pessoa não nascer , venha a ele Seria melhor dizer. »(Marcos 14: 20-21). Em Mateus 26: 23-25 ​​e João 13: 26-27, Judas Iscariotes é especificamente nomeado um traidor. No Evangelho de João Quando perguntou quem era o traidor, Jesus disse: “Dei-lhe pão molhado. Então, molhando o pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. “(João 13:26)
Eucaristia
A Eucaristia “foi celebrada pelas primeiras comunidades cristãs de Jerusalém e de São Paulo durante a sua visita a Trôade” e foi instituída por Jesus (Atos 20: 7). Este sistema está relacionado ao Evangelho Sinóptico e às cartas de Paulo aos Coríntios. As palavras usadas nas três narrativas são ligeiramente diferentes, refletindo duas tradições, uma baseada em Marcos (que é a base de Mateus, e a chamada fonte de Q), e outra baseada em Paulino (baseada em Lucas).  Além disso, Lucas 22: 19-20 é uma passagem controversa, mas não aparece nos primeiros manuscritos de Lucas. Alguns estudiosos acreditam que é uma imputação posterior, e alguns estudiosos acreditam que é o texto original.

A tabela a seguir compara os textos dos Evangelhos e 1 Coríntios, bem como a tradução brasileira da Bíblia. A polêmica passagem de Lucas é verde.

Mark 14: 22-24 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, agradeceu-lhe, partiu-o e entregou-o a eles, dizendo: Tomai; isto é o meu corpo. Pega o copo, obrigado, passa para ele, todos beberam. Ele disse-lhes: Este é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado por muitas pessoas.
Mateus 26: 26-28 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, agradeceu-lhe, partiu-o e entregou-o aos discípulos, dizendo: “Peguem e comam; este é o meu corpo”. Pegou a xícara, agradeceu, entregou a ele e disse: beba tudo. Porque este é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado por muitas pessoas, para que os pecados sejam perdoados.
1 Coríntios 11: 23-25 ​​Porque eu o recebi do Senhor, e eu o dei a vocês, isto é, na noite da traição, o Senhor Jesus tomou o pão, agradeceu-lhe, partiu-o e disse: é Meu corpo é para você; isso é para me comemorar. Depois da ceia, ele ainda pegou o copo e disse: este copo é uma nova aliança feita com o meu sangue; você faz isso toda vez que você bebe para me comemorar.
Lucas 22: 19-20 Jesus tomou o pão, agradeceu-lhe, partiu-o e entregou-o aos discípulos, dizendo: Este é o meu corpo, que vos dei. Isso é para me comemorar. Depois da ceia, ele ainda pegou a xícara e disse: esta xícara é uma nova aliança feita com meu sangue, e é derramada por você.
O partir do pão e do vinho por Jesus está relacionado com Isaías 53:12, que se refere aos sacrifícios de sangue. Conforme relatado em Êxodo 24: 8, Moisés propôs fazer um pacto com Deus: Os estudiosos frequentemente perguntam como Jesus perguntou Explique este incidente. Os discípulos acreditava que eles eram parte do sacrifício no corpo de Jesus.

Embora o Evangelho de João não registre os rituais do pão e do vinho durante a Última Ceia, a maioria dos estudiosos concorda que João 6: 58-59 (a palavra do pão da vida) tem um caráter de comunhão e ecoa a “palavra do sacramento”. Instituição [Eucaristia comunista] “é usada no Evangelho Sinóptico e nos escritos de Paulo neste episódio.

Negação de predição de Pedro
Em Mateus 26: 33-35, Marcos 14: 29-31, Lucas 22: 33-34 e João 13: 36-38, Jesus previu que Pedro negaria conhecê-lo e disse que estaria em O galo fez isso três vezes antes do corvo na madrugada do dia seguinte. Os três evangelhos sinópticos mencionam que depois de Jesus ser preso, Pedro negou três vezes conhecê-lo.Após a terceira vez, ele ouviu um galo cantando e se lembrou da profecia quando Jesus virou a cabeça para olhar para ele. Pedro então começou a chorar de dor.

No Evangelho de João, Jesus também parece jantar com seus discípulos, mas em 14 de nisã – o dia do sacrifício do cordeiro pascal – não em 15 de nisã, o primeiro dia da Páscoa judaica. Presumivelmente, o autor prefere essa data porque ela conecta Jesus, o Cordeiro de Deus, ao cordeiro sacrificado pelos judeus naquele dia.

Em João 13: 4-12, está registrado que Jesus lavou os pés dos discípulos antes de comer. Nele, o apóstolo Pedro se opôs e não queria que Jesus lavasse seus pés, mas Jesus lhe respondeu: “Se eu não te lavo, você não tem nada a ver comigo.” Até então, Pedro não concordava.

Depois que Judas Iscariotes deixou o local onde era realizada a ceia, Jesus disse aos demais apóstolos que ficaria com eles por um curto período e deu-lhes uma nova ordem:

“Eu lhes dou um novo mandamento, vocês devem amar uns aos outros; assim como eu te amo, que vocês se amem também.” Se vocês se amam, todos saberão que vocês são meus discípulos. “(João 13: 34-35)”
Duas frases muito semelhantes apareceram mais tarde em “Este é o meu mandamento: vocês se amam como eu te amo” (João 15:12) e “Ordeno que vocês se amem.” (João Evangelho 15:17), referidas coletivamente para como o mandamento do amor.

Também durante a Última Ceia registrada no Evangelho de João, Jesus proferiu um grande sermão (de João 14 a João 16) aos seus discípulos, chamado “Discurso de despedida”, semelhante a um tipo chamado “Testamento” “Discurso, no qual os pais ou os líderes religiosos geralmente deixam instruções para seus filhos ou seguidores antes de morrerem.  Discursos de despedida são freqüentemente considerados como a fonte da doutrina cristã, especialmente no assunto da cristologia. O capítulo 17 do Evangelho de João é frequentemente chamado de “Oração de despedida” ou “Oração do clero sênior” porque é uma intercessão pela igreja vindoura.  A oração começa com Jesus pedindo ao Pai Celestial que glorifique seu trabalho, e continua orando pelo sucesso do trabalho dos discípulos e da comunidade de crentes.

Data e Local
Data – No Novo Testamento, a data da Última Ceia é muito próxima à data da crucificação de Jesus (daí seu nome). Os estudiosos estimam que a Sexta-feira Santa ocorreu por volta de 30-36 DC. O físico Colin Humphries dispensou 36 anos por razões astronômicas [33] e forneceu outros argumentos para provar que a crucificação ocorreu em 33 de nisã na tarde de 3 de abril, que é 14 de nisã. O dia está no calendário judaico oficial do ano.

Os Evangelhos afirmam que Jesus morreu em uma sexta-feira (chamada de Sexta-feira Santa), e que seu corpo permaneceu na tumba por todos os dias seguintes, que é um sábado (Marcos 15:42, Marcos 16: 1-2). Os Evangelhos Sinópticos descrevem a Última Ceia como a refeição pascal, que parece remontar à noite anterior à crucificação (embora não indiquem claramente que a refeição ocorreu na noite anterior à morte de Jesus). Esses registros significam que a festa da Páscoa judaica (15 de nisã) começava ao pôr do sol no que agora chamamos de quinta-feira e durava até a mesma hora na sexta-feira (o calendário judaico estipula que a data começa ao pôr do sol em vez de meia-noite). Contrariamente à opinião contrária, o Evangelho de João propõe que a Páscoa comece na tarde após a morte de Jesus, o que significa que a Sexta Feira Santa é o dia de preparação para a festa (14 de nisã), não o dia da Sexta Feira Santa. A própria festa. Muitas tentativas foram feitas para reconciliar essas duas narrativas.

Na década de 1950, Annie Jaubert argumentou que no ano da morte de Jesus, o calendário lunar oficial definia a Páscoa para começar na tarde de sexta-feira. Por exemplo, a comunidade de Qumran também usava um ano de 364 dias. E Jesus celebrou a Páscoa neste calendário , sempre comemorando o início do feriado na terça-feira à tarde.  Recentemente, Humphreys acreditava que a entrada triunfal em Jerusalém no Domingo de Ramos aconteceria na segunda-feira em vez de no domingo, e ele acreditava que a Última Ceia aconteceria na tarde de quarta-feira, 1º de abril de 33. O jantar, na verdade, aconteceu na terça (Jobert) ou na quarta-feira (Humphreys), o que certamente proporcionaria mais tempo para o evento entre ele e a morte de Jesus, ao invés da visão tradicional (Última Ceia na quinta-feira)  Principalmente o Sinédrio, Herodes e Pilatos.

Lugar
De acordo com as tradições posteriores, a Última Ceia aconteceu em um lugar chamado “cenáculo”, fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém, no Monte Sião. O nome é baseado na narrativa de Marcos 14: 13-15, onde Jesus instruiu seus dois discípulos a entrar na “cidade” e encontrar “um homem com uma jarra”, e ele os levaria para uma casa. Você encontrará um “quarto espaçoso no andar superior com móveis completos”. Eles estarão lá para se preparar para a Páscoa.

Não há outra indicação de localização mais específica no Novo Testamento. A “cidade” mencionada no texto pode ser um subúrbio de Jerusalém, como Betânia, ao invés da própria cidade.

A Igreja Ortodoxa Síria de São Marcos em Jerusalém é outro local possível para a sala da Última Ceia, com uma inscrição cristã esculpida em uma pedra, um testemunho da reverência de longa data pelo local. Claro, os quartos lá são mais antigos do que o Cenáculo atual (que remonta ao século 12 e começou durante as Cruzadas), e como os quartos agora são subterrâneos, a altura relativa está correta (as ruas de Jerusalém estão pelo menos no (Andar do século I). É 3,6 metros mais baixo do que é agora, de modo que os andares superiores de muitos edifícios reais da época são agora ainda mais baixos do que a rua). Há também um ícone respeitado da Virgem Maria, que dizem ter sido pintado por São Lucas.

Bargil Pixner afirmou que a Igreja dos Apóstolos original estava localizada abaixo da estrutura atual do Cenáculo no Monte Sião.

Teologia da Última Ceia

Aquino vê o Pai, Cristo e o Espírito Santo como mestres e mestres, que freqüentemente dão o exemplo e nos dão aulas. Para Tomás de Aquino, a Última Ceia e a cruz constituem o culminar de uma doutrina derivada da graça interior, em vez de forças externas visíveis.  Segundo ele, assim como a Última Ceia dá o exemplo, ela demonstra o valor da humildade (como lavar os pés) e do auto-sacrifício, em vez de mostrar um poder milagroso de fora.

Além disso, Tomás de Aquino afirmou que segundo João 15:15 (no discurso de despedida), Jesus disse: “Já não vos chamo servos … mas vos chamo amigos.” Todos aqueles que seguem o caminho de Cristo, através da participação Para a Eucaristia, eles se tornaram amigos de Jesus, assim como aqueles que se juntaram a ele na Última Ceia. Segundo ele, na Última Ceia, Jesus prometeu ir à Eucaristia e estar com aqueles que participassem do sacramento.

Visto que João Calvino só acredita em dois sacramentos, a saber, o batismo e a “Ceia do Senhor”, sua análise do relato do Evangelho da Última Ceia constitui uma parte importante de sua teologia. Ele relacionou o relato sinóptico do evangelho neste episódio a João 6:35, “Discurso sobre o Pão da Vida”, no qual escreveu: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; ele crê no meu povo nunca terá sede. “[46] Calvino também cria que as ações de Jesus na Última Ceia deveriam ser imitadas, disse ele, como em 1 Coríntios 11:24 Jesus agradeceu ao Pai antes de partir o pão. Aqueles que participam da” Mesa do Senhor ”E receber a Eucaristia deve agradecer ao“ Amor infinito de Deus ”e celebrar com alegria e gratidão.

Celebrações

O cenáculo em Jerusalém.
O sistema da Eucaristia na Última Ceia é lembrado pela Igreja Católica como um dos gloriosos mistérios do Santo Rosário. É a primeira parada na rua St. Croix e é lembrado pela maioria dos cristãos como a “Inauguração do Novo Testamento ” O profeta Jeremias, e foi realizado na Última Ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia.

No início do Cristianismo, as pessoas observavam uma refeição ritual chamada “Festa do Amor” (“Festa do Amor”). [47] Essas “festas de amor” consistiam em uma refeição saudável, cada participante trouxe um pouco de comida e todos comeram juntos em uma sala comum. Realizaram-se no domingo e posteriormente denominaram-se “Dia do Senhor” para comemorar a ressurreição de Jesus, a aparição de Jesus aos discípulos de Emaús, São Tomé e Pentecostes, e todos os acontecimentos que decorreram no domingo.

Possíveis semelhanças
Raymond Brown acredita que durante a festa da família da Páscoa, beba a primeira taça de vinho antes de comer o pão sem fermento, mas na Eucaristia, o vinho é bebido depois do pão. Isso pode indicar que o evento não ocorreu no primeiro dia da Páscoa (15 de nisã). Está mais de acordo com a interpretação de João de que ocorrerá no dia 14 de nisã, embora por motivos religiosos, a refeição possa facilmente ser no final .Mudança ou simbólica durante o jantar. Entre as denominações cristãs, a Igreja Ortodoxa insiste que o sacramento não é uma festa familiar, mas outra refeição.  ​​A Igreja Presbiteriana também negou especificamente a identificação do banquete de família e alegou que, uma vez que não havia texto de banquete de família judaica antes do século 9, ela tentou reconstruir o banquete de família em paralelo com a Última Ceia. Isso não é historicamente confiável. e os registros do evangelho são claros, mostrando claramente que a Última Ceia não é uma celebração anual do Êxodo.

Histórico

A Última Ceia – século 16. Tintoretto.
Alguns estudiosos acreditam que a Última Ceia não se originou da última refeição de Jesus e dos apóstolos, mas da tradição gentia de realizar um jantar cerimonial para os mortos. De acordo com essa visão, a Última Ceia será uma tradição principalmente relacionada à igreja gentia estabelecida por Paulo, ao invés de uma igreja mais antiga baseada na congregação judaica. O Evangelho de Lucas é a única tradição em que Jesus exige que seus discípulos repitam o ritual. Pão e vinho.

No entanto, Bart D. Ehrman afirmou que essas linhas específicas (Lucas 22: 19-20) não apareceram em manuscritos mais antigos e podem não ser originais.

No entanto, muitos pais da igreja primitiva confirmaram que Jesus prometeu aparecer na Eucaristia na Última Ceia. Já no primeiro século DC, a doutrina foi afirmada por vários concílios ao longo da história da igreja. .

Veja Também