Arminianismo – O que é o Arminianismo? Como aconteceu?

Arminianismo – O que é o Arminianismo? Como aconteceu?

O Arminianismo é uma escola de redenção (a doutrina da redenção), baseada nas idéias do holandês Jacobus Arminius (1560-1609) e seus seguidores e manifestantes na história. Desde a primeira discussão entre Atanásio e Orígenes até a defesa de Agostinho do “pecado original”, a aceitação da doutrina cobre a maior parte do conteúdo do Cristianismo.

O arminianismo holandês declarou pela primeira vez em Remonstrance (1610) que era uma declaração teológica assinada por 45 ministros e submetida ao governo holandês. A Conferência de Dort (1618-19) foi convocada pelo estado geral para mudar o Remonstrance. Os cinco pontos de Remonstrância apontados:

1-Eleição (e condenação no Dia do Julgamento) depende da crença ou descrença racional da pessoa;
2-Expiação, embora a qualidade seja suficiente para todos, ela só é eficaz para quem tem fé;
Sem a ajuda do Espírito Santo, ninguém pode responder à vontade de Deus;
3-Grace é irresistível; e
4-Os crentes podem resistir ao pecado, mas eles têm a possibilidade de cair em desgraça.
A chave para o arminianismo remonstrante é afirmar que a dignidade humana requer total liberdade de ação.

O termo arminianismo é usado para definir aqueles que afirmam as crenças propostas por Jacobus Arminius, mas o termo também pode ser entendido mais amplamente como um conjunto maior de pensamentos, incluindo chuva Os pensamentos de Hugo Grotius, John Wesley e outros. Existem duas visões principais sobre como aplicar o sistema corretamente: o Arminianismo Clássico, que considera Arminius como seu representante, e o Minorismo Wesleyano, representado por John Wesley. Wesleyanismo às vezes é sinônimo de Igreja Metodista. Além disso, o Arminianismo é freqüentemente mal interpretado por alguns críticos que o incluem no semipelagianismo ou Pelagianismo, embora os defensores dessas duas visões principais neguem veementemente essas afirmações.

No amplo campo da história da teologia cristã, o arminianismo está intimamente relacionado ao calvinismo (ou teologia reformada), e esses dois sistemas compartilham a mesma história e muitas doutrinas. No entanto, porque eles discordam sobre os detalhes da doutrina da predestinação e da salvação, eles são freqüentemente vistos como competidores no evangelicalismo.

Embora fosse discípulo do famoso calvinista Theodore de Beza (Theodore de Beza), Arminius (Arminius) defendia a sinergia das formas evangélicas (acredite que a salvação das pessoas depende de Deus e da cooperação entre as pessoas), o que é o oposto do calvinismo (acreditar na cooperação entre as pessoas). A salvação é inteiramente determinada por Deus, e a livre participação de ninguém). A sinergia do Arminianismo é muito diferente de outras formas de sinergia, como o Pelagianismo e o Semipelagianismo, conforme mostrado abaixo. Da mesma forma, existem diferenças entre as crenças monergistas, como supralapsarianismo e infralapsarianismo.

Arminius não foi o primeiro nem o último coordenador na história da igreja. Na verdade, alguns duvidaram se ele introduziu coisas novas na teologia cristã. Os próprios arminianos afirmaram que os pais gregos dos primeiros séculos da era cristã e muitos teólogos católicos medievais eram sinergistas, como o reformador católico de Rotterdam, Erasmus. Até mesmo o parceiro de Lutero nas reformas alemãs, Philipp Melanchthon (1497-1560), foi um coordenador, embora o próprio Lutero não o fosse.

Arminius e seus seguidores são diferentes do monergismo calvinista porque entendem a crença calvinista na eleição incondicional (especialmente renúncia incondicional), expiação limitada e graça irresistível:

Eles serão incompatíveis com o caráter de Deus, que é amoroso, compassivo e bom, e espera que todos sejam salvos.
Eles violariam o caráter pessoal do relacionamento entre Deus e o homem.
Vai levar à conseqüência lógica inevitável de que Deus é o iniciador do mal e do pecado.
Antecedentes da história
Para entender as razões do acirrado debate entre Calvinismo e Arminianismo, é necessário entender o pano de fundo histórico e político em que a Holanda estava inserida na época.

De acordo com o historiador Carl Bangs (autor de “Aminius: A Study of the Dutch Reform” (1985)), as igrejas reformadas na área são geralmente protestantes, em vez de estritamente Gal Culturalism. Embora aceitassem o Catecismo de Heidelberg como a principal declaração de fé, eles não exigiam que seus pastores ou teólogos seguissem os princípios calvinistas estabelecidos por Beza em Genebra.

Os protestantes na Holanda são relativamente tolerantes. Na verdade, existem calvinistas e luteranos. Seguidores da sinergia de Melanchthon vivem em paz com aqueles que afirmam ser a hiperdepravação de Beza. O próprio Arminius, acostumado a esta “unidade de diversidade”, às vezes ficava chocado com a resposta exagerada do Calvinismo aos seus ensinamentos.

Quando Francis Gomarus, um colega de Arminius na Universidade de Leiden, começou a defender o padrão doutrinário das igrejas e universidades holandesas como o calvinismo, essa coexistência pacífica começou a ser minada. Então ele lançou um ataque aos moderados, incluindo Arminius.

No início, o movimento para impor o Calvinismo não teve sucesso. Nem a igreja nem o país consideram a teologia de Arminius herética. Quando a política começou a intervir nesse processo, a situação mudou.

Na época, a Holanda, liderada pelo príncipe calvinista Morris de Nassau, estava em guerra com o governo da Espanha católica. Alguns calvinistas continuaram a persuadir os governantes da Holanda, especialmente os príncipes de Nassau, de que sua própria teologia poderia fornecer proteção confiável contra a influência do catolicismo espanhol. Na verdade, os quadrinhos contemporâneos retratam Arminius como um jesuíta disfarçado. Nada disso foi confirmado.

Após a morte de Arminius, o governo começou a intervir cada vez mais nos debates teológicos sobre o fatalismo. O Príncipe de Nassau removeu os arminianos de seus cargos políticos. Um arminiano foi executado, outros foram presos. O conflito teológico atingiu um grau tão sério que a igreja convocou uma Conferência Nacional de Igrejas Reformadas em Dort, a Conferência de Dort, onde os arminianos, conhecidos como “manifestantes”, tiveram a oportunidade de se defender antes da reunião. Autoridade, apoiador do Calvinismo. De 13 de novembro de 1618 a 9 de maio de 1619, um total de 154 reuniões foram realizadas.Os tópicos de discussão foram reservas incondicionais defendidas pelo calvinismo e reservas condicionais defendidas pelo arminianismo. Os arminianos foram eventualmente classificados como hereges, privados de sua igreja e posições seculares, e suas propriedades foram expropriadas e exiladas.

Assim que Morris de Nassau morreu, os calvinistas perderam o poder na área, e os arminianos puderam retornar ao país, onde estabeleceram igrejas e seminários, que ainda existem na Holanda (Remonstrants Seminarium).

Em suma, na era de Arminius, a Igreja Protestante Holandesa continha diversidade teológica. Tanto monergistas quanto sinergistas estão representados lá e coexistem pacificamente. É o poder do Estado que empurra a visão do monotonista para a supremacia.Representado pelo Príncipe Morris de Nassau, ele persegue um coordenador.

Para Arminius e seus seguidores, sua teologia também é compatível com a Reforma Protestante. Em sua opinião, o calvinismo e o arminianismo são duas tendências na reforma protestante, e ambos são compatíveis com os lemas reformados sola gratia, sola fide e sola scriptura.

A teologia arminiana geralmente cai em uma de duas categorias:

Arminianismo clássico, derivado do ensino de Jacob Arminius;
O Wesleyanismo é principalmente baseado no Wesleyan.
Há uma sobreposição considerável entre esses dois grupos.

Arminianismo Clássico
O Arminianismo Clássico (às vezes chamado de Arminianismo Reformado) é um sistema teológico introduzido por Jacob Arminius e mantido pelos manifestantes; [5] Sua influência é que todos os Arminianos são a base do sistema ideológico. A lista de crenças é a seguinte:

A depravação é completa: Arminius declarou: “Neste estado [depravado], o livre arbítrio da humanidade para buscar o verdadeiro bem não está apenas ferido, doente, ajoelhado e fraco; mas ele também está amarrado, destruído e perdido. Não apenas o poder se torna fraco e inútil a menos que seja auxiliado pela graça, mas ele não tem poder a menos que receba a graça divina. ”
A expiação é por todos: Jesus morreu por todos, Jesus atraiu todos para si e todos tiveram a oportunidade de ser salvos pela fé. [7]
A morte de Jesus satisfaz a justiça de Deus: por meio da obra de Jesus na cruz, os pecados dos eleitos foram totalmente pagos. Portanto, a Expiação de Cristo é para todos, mas requer fé para ser eficaz. Aminius declarou: “A justificação, quando usada no ato de um juiz, também é justificada pela misericórdia … ou aquela pessoa é justificada diante de Deus … sem qualquer perdão baseado no rigor da justiça.” [8] Stephen Ashby esclareceu : “Armênio considerou apenas duas maneiras possíveis de justificar os pecadores: (1) por meio de nossa conformidade absoluta e perfeita com a lei, ou (2) Completamente por meio da imputação divina da justiça de Cristo.”
A graça é irresistível: Deus toma a iniciativa no processo de salvação e sua graça chega a todos. Este tipo de graça (geralmente chamada de graça inata ou pré-renascimento) atua em todas as pessoas, faz com que elas creiam no evangelho, apela fortemente para que sejam salvas e torna possível a verdadeira fé. Piscilelli declarou que “na verdade, este tipo de graça está muito perto do renascimento e, a menos que seja eventualmente resistido, inevitavelmente levará ao renascimento.” [10] A provisão da salvação pela graça não é baseada na simples causalidade (isto é , por determinismo). O método) funciona de forma irresistível, mas funciona de uma forma de influenciar e responder, que pode ser livremente aceito ou rejeitado.

As pessoas têm livre arbítrio para responder ou resistir: o livre arbítrio é restringido pela soberania de Deus, mas a soberania de Deus permite que todos escolham aceitar o evangelho de Jesus pela fé e, ao mesmo tempo, permite que todos resistam.
A eleição é condicional: Aminius define a eleição como “a vontade de Deus, começando na eternidade, por meio da qual ele justifica os crentes em Cristo e os aceita na vida eterna.” [12] Só Deus decide As pessoas que ele será salvo, sua decisão é que todos os que acredita em Jesus pode ser justificado. De acordo com Aminius, “A menos que sejam enxertados nele pela fé, Deus não cuidará de ninguém em Cristo.”
Deus predestinou os eleitos para terem um futuro glorioso: a predestinação não é uma predestinação de quem acreditará, mas uma predestinação da herança futura dos crentes. Portanto, os eleitores estão destinados a adotar a filiação, a glória e a vida eterna.
A justiça de Cristo pertence ao crente: a justificação é a única fé. Quando os indivíduos se arrependem e crêem em Cristo (fé salvadora), eles renascem e se unem a Cristo, atribuindo-lhes assim a morte e a justiça de Cristo e os justificando diante de Deus.
A segurança eterna também é condicional: enquanto todos os crentes viverem em Cristo, eles terão a salvação completa garantida. A salvação é condicional, então a persistência também é condicional. A apostasia (afastamento de Cristo) é cometida apenas por causa da rejeição deliberada e proposital de Jesus e abandono da fé.
Cinco artigos de protesto formulados pelos seguidores de Arminius em 1610 declararam crenças relativas (I) eleições condicionais, (II) expiação ilimitada, (III) depravação total, (IV) depravação total e resistência A graça de (V) a possibilidade de apostasia. No entanto, observe que o Artigo 5 não nega completamente a perseverança dos santos. O próprio Arminius disse: “Eu nunca fui ensinado que um verdadeiro crente irá … … Longe da fé … mas não vou esconder onde pareço usar as passagens bíblicas nesta área, e as respostas a elas que tenho permissão de ver, não é como aprovar minha compreensão em todos os assuntos. Boa vontade. “[17] Além disso, o artigo” Persuasão “diz que nenhum crente pode sair nas mãos de Cristo, e a questão da apostasia, “perda da salvação” requer mais pesquisas antes de poder ser ensinado com certeza absoluta.

O teólogo Stephen Ashby resumiu as crenças e protestos básicos de Jacob Arminius como:

Antes de serem convocados e ativados, as pessoas não podem acreditar … só podem resistir.
Depois de ser convocado e ativado, mas antes de renascer, pode-se acreditar … e resistir.
Depois que alguém acredita, Deus o regenera, e alguém pode continuar a acreditar … e resistir.
Depois de resistir a ponto de eu não conseguir acreditar, eu não posso acreditar … Eu só posso resistir.

Cinco pontos de interpretação
O terceiro ponto oculta qualquer disfarce que associa o Arminianismo ao Pelagianismo ou semipelagianismo. Na verdade, os ensinamentos de Arminius são totalmente compatíveis com a depravação completa do Calvinismo. Ou seja, em seu estado original, o homem herdou a natureza pecaminosa de Adão e nem mesmo tinha a capacidade de se aproximar de Deus. Ninguém nasce com “livre arbítrio”, ou seja, a capacidade de não resistir a Deus.

O quarto ponto mostra claramente que é a graça preventiva que restaura a capacidade de não resistir a Deus. Portanto, para Aminius, a salvação é apenas pela graça e apenas pela fé. Nesse sentido, os arminianistas concordam com os calvinistas em seus corações que, por meio da graça, o poder precede a fé, e mesmo a fé salvadora é um presente de Deus. A diferença está em compreender a operação dessa graça. Para os calvinistas, a graça é concedida apenas aos eleitores que não conseguem resistir. Para os arminianistas, a expiação por meio de Jesus Cristo é universal, e essa graça onisciente é comunicada a todos, mas pode ser resistida. Assim como o pecado entrou no mundo por meio do primeiro Adão, a graça foi dada ao mundo por meio do segundo Adão, Cristo (ver Romanos 5:18, João 1: 9). Nesse sentido, os arminianistas entendem que 1 Timóteo 4:10 aponta dois tipos de salvação em Cristo: uma é universal e a outra é especial para os crentes. O primeiro corresponde à graça inata concedida a todas as pessoas, que restaura sua iniciativa, a capacidade de não resistir a Deus. É distribuído a todas as pessoas porque Deus é amor (1 João 4: 8, 1 João 3:16) e quer que todos sejam salvos (1 Timóteo 2: 4, 2 Pedro 3: 9), conforme o Arminianismo demonstrado na segunda apontar. A segunda só pode ser alcançada por aqueles que não conseguem resistir à salvação e crêem em Cristo. De acordo com a predestinação arminiana, todos eles são predeterminados.

Portanto, embora o termo “livre arbítrio” seja geralmente associado ao Arminianismo, deve ser entendido como “livre arbítrio” ou “livre arbítrio”, significando o abrangente e convincente que torna possível o arrependimento e a fé, graça iluminadora e capacitadora. Sem a graça em ação, ninguém terá livre arbítrio.

Ao contrário dos calvinistas, os arminianistas acreditam que este tipo de graça onisciente concedida a todos não é uma força irresistível e inevitavelmente levará à salvação da humanidade. Para Aminius, essa graça irresistível violaria a personalidade do relacionamento entre Deus e o homem. Portanto, todas as pessoas continuam a possuir a capacidade de resistir a Deus, que já possuíam antes da operação da graça (ver Atos 7:51, Lucas 7:30, Mateus 23:37). Portanto, a responsabilidade pela salvação não é resistir ao Espírito Santo. Este é o núcleo da sinergia arminiana, que é completamente diferente da sinergia de Pelágio e Semipelágio.

Em relação à perseverança dos santos, os manifestantes não expressaram suas opiniões e deixaram a questão sem solução.

Citando a obra de Arminius
A seguinte transcrição, escrita pelo próprio Aminius, ajuda a mostrar algumas de suas idéias.

… Mas em um estado caído e pecaminoso, o próprio homem não pode pensar, desejar ou fazer coisas realmente boas; mas ele deve renascer e ser renovado em sua inteligência, emoção ou vontade e todas as suas habilidades, e passar em Cristo o Espírito Santo , ele pode compreender, avaliar, considerar, desejar e fazer qualquer coisa realmente boa corretamente. Quando ele participa desse tipo de renascimento ou renovação, penso que, por estar livre do pecado, ele pode pensar, desejar e fazer boas ações, mas não sem a ajuda contínua da graça divina.

Com relação à graça de Deus, eu acredito que (1.) Este é um amor indigno, e Deus bondosamente influenciou para um pecador triste, e ele primeiro deu a ele seu filho, “Todos os que acreditam nele, todos têm vida eterna”. e então ele o justificou em Cristo Jesus e admitiu que ele tinha o direito de ser uma criança e ser salvo. (2.) É a infusão de todos os dons do Espírito Santo relacionados ao renascimento e renovação das pessoas (na compreensão, vontade e emoções humanas) – tais como fé, esperança, amor, etc .; porque sem esses dons, as pessoas não podem pensar, desejar ou fazer nada de bom. (3.) É a ajuda eterna e contínua do Espírito Santo.De acordo com o papel do Espírito Santo, a pessoa que foi renovada pode inspirá-la a ser boa, instilar seus pensamentos saudáveis ​​e inspirar seus bons votos. , ele pode realmente desejar todas as coisas boas e, de acordo com isso, Deus pode estar disposto a trabalhar com as pessoas para que elas possam realizar seus desejos.

Desse modo, atribuo todo o início, continuação e fim da bondade à graça, e amplio sua influência a tal ponto que, embora uma pessoa nasça de novo, ela não pode conceber, desejar ou praticar quaisquer boas ações. posso resistir a qualquer tentação do mal, sem este tipo de graça que é completamente previsível e excitante, para seguir e cooperar. Fica claro com esta frase que eu não atribuí erroneamente a graça ao livre arbítrio humano, como as pessoas disseram. Porque todo o argumento se resume à solução para este problema, “é a graça de Deus uma força irresistível”? Em outras palavras, o argumento não envolve aquelas ações ou operações que podem ser atribuídas à graça (porque eu admito e ensino muitas dessas ações ou operações, assim como outras), mas envolve apenas o modo de operação, se é irresistível e irresistível. não.

Nesse ponto, de acordo com a Bíblia, acredito que muitas pessoas resistem ao Espírito Santo e rejeitam a graça oferecida.

Arminianismo Wesleyano

John Wesley sempre foi o defensor mais influente da teologia arminiana. Wesley concorda com a maioria dos pontos de vista representados pelo próprio Arminius.Ele mantém fortes doutrinas como pecado original, depravação total, eleição condicional, graça previsível, expiação ilimitada e a possibilidade de apostasia.

No entanto, Wesley se desviou do arminianismo clássico em três questões:

Expiação-A Expiação de Wesley é uma mistura de teoria da substituição de pena e teoria do governo de Hugo Grotius. Hugo Grotius é um advogado e um dos manifestantes. Steven Harper explicou: “Wesley não colocou o elemento de substituição dentro da estrutura legal … mas [sua doutrina busca] a relação entre o amor de Deus pelo homem e a aversão de Deus ao pecado. Justiça ‘traz para o próprio relacionamento … é não a satisfação dos requisitos legais de justiça; a maior parte é um ato de reconciliação imediata. ”
Possibilidade de apostasia – Wesley aceitou totalmente a visão arminiana de que os verdadeiros cristãos podem apostasia e perder sua salvação. Seu famoso sermão “O Chamado à Apostasia” prova claramente esse ponto. Harper resumiu assim: “A própria criminalidade não é uma razão para perder a salvação … A perda da salvação é mais sobre uma experiência profunda e duradoura. Wesley vê que os dois caminhos principais que levam à depravação total são devidos à graça: não reconhecido A atitude do pecado e apostasia. ”[20] No entanto, Wesley discorda da visão de Aminius e acredita que esta apostasia não é final. Quando se trata de pessoas que naufragaram em sua fé (1 Tm 1:19), Wesley acredita que “não apenas um, ou cem, creio que existem milhares … incontáveis ​​exemplos … pés agora”

Perfeição cristã – De acordo com os ensinamentos de Wesley, os cristãos podem alcançar um estado de perfeição real. Isso significa que, por meio do poder do Espírito Santo em sua vida, você não cometeu nenhum pecado intencional. De acordo com Wesley, a perfeição cristã (ou santificação completa) é “pureza de intenção; toda a vida é dedicada a Deus” e “pensamentos em Cristo nos permitem andar como Cristo”. Isso é “ame a Deus de todo o seu coração, ame o seu próximo como a si mesmo”. Isso é “não só restaurou a imagem de Deus, mas também restaurou a imagem de Deus”, estamos “cheios da plenitude de Deus”. Wesley esclareceu que a perfeição cristã não significa perfeição física ou julgamento correto. Para ele, isso significa que não podemos continuar a pecar sem saber, violando assim a vontade de Deus de longa data. A perfeição cristã coloca este tema sob tentação e, portanto, requer orações constantes por perdão e santidade. Isso não é perfeição absoluta, mas a perfeição do amor. Além disso, Wesley nunca ensinou a salvação perfeita, mas preferiu dizer que “a santidade completa só pode ser aceita por Deus por meio de Jesus Cristo”.
Outras variantes
Eleição corporativa
Para entender o Arminianismo, é necessário entender as seguintes escolhas teológicas: Pelagianismo, Semipelagianismo e Calvinismo. O arminianismo, como qualquer outro sistema de crença importante, é freqüentemente mal compreendido pelos críticos e futuros seguidores. Alguns mal-entendidos comuns estão listados abaixo.

Comparação com Protestantes
Esta tabela resume as visões clássicas da salvação “cristã” de três diferentes crenças protestantes, a saber, com base em Cristo Jesus.

Tema luterano Calvinismo Arminianismo
A vontade humana está completamente degenerada sem livre arbítrio, completamente degenerada sem livre arbítrio, completamente degenerada com livre arbítrio
Eleição incondicional, apenas a eleição é salva. A eleição incondicional é salva. Eleição condicional com base na crença ou descrença predita
A justificação de todos aqueles que acreditam plenamente na morte de Cristo. A justificação é limitada aos eleitos salvos, e é feita na morte de Cristo. Todos podem ser justificados, mas isso só se aplica àqueles que crêem em Jesus.
Convertendo Monergist, pela graça, o Monergist resistível, sem meios, o Sinergista irresistível, através da graça preventiva para restaurar o livre arbítrio, pode resistir ao evangelho, mas se você der o dom da fé, não há mérito.
Conservação e apostasia Cair em desgraça é possível, mas Deus garante a preservação. A perseverança dos santos: Aqueles que sempre são escolhidos em Cristo irão inevitavelmente perseverar na fé e na santidade, e podem apostasia completamente

Uma alegoria da controvérsia teológica entre o Arminianismo e seus oponentes
O Arminianismo defende a salvação baseada na fé – não há nenhum sistema Arminiano conhecido que negue a salvação “somente pela fé” e “pela fé do começo ao fim”. Este mal-entendido freqüentemente visa a possibilidade de apostasia arminiana, e os críticos exigem a manutenção contínua de boas ações a fim de alcançar a salvação final. No entanto, para os arminianistas, a salvação inicial e a segurança eterna são ambas “pela fé somente”, portanto, “pela fé do começo ao fim”. Acredite que a fé é uma condição para entrar no reino de Deus; a descrença é uma condição para deixar o reino de Deus – não a falta de boas ações.
O arminianismo é Pelágio (ou semipelágio), que nega o pecado original e a depravação completa – não há sistema arminiano baseado em Arminius ou Wesley que negue o pecado original ou a depravação completa; Arminius e Wesley Todos afirmam fortemente que a condição básica do homem é que ele não pode ser justificado, não pode compreender a Deus e não pode buscar a Deus.
Muitos críticos do Arminianismo, passado e presente, têm afirmado que o Arminianismo tolera e até apóia explicitamente o Pelagianismo ou semipelagianismo. Arminius chamou o Pelagianismo de uma “grande mentira” e afirmou que “Devo admitir que odeio consequências [teológicas] em meu coração.” O pastor britânico David Posen condenou essa conexão como “calúnia”. Atribuído à doutrina de Arminius ou Wesley. Na verdade, a maioria dos arminianos rejeita todas as acusações de pelagianismo; no entanto, principalmente devido aos oponentes do calvinismo, os dois termos ainda estão interligados no uso popular.

O Arminianismo nega a expiação substitutiva de Jesus pelo pecado – tanto o arminiano quanto Wesley acreditam na necessidade e suficiência da expiação substitutiva de Cristo. Aminius declarou que a justiça de Deus foi pessoalmente satisfeita [35], enquanto muitos seguidores de Hugo Grotius e Wesley ensinaram que Deus estava satisfeito no governo.
Comparação com Calvinismo
Artigo principal: História do debate entre Calvinismo e Arminianismo
Desde que Arminius e seus seguidores se rebelaram contra o calvinismo no início do século 17, a teoria protestante da salvação divergiu amplamente entre o calvinismo e o arminianismo. O extremo do Calvinismo é o hiper-Calvinismo, que insiste que você deve procurar por sinais de eleição antes que ocorra a evangelização sem renascimento. Pessoas que são amaldiçoadas para sempre não têm obrigação de se arrepender e crer, enquanto o extremo do Arminianismo é Pelágio. Ele se recusa a aceitar a doutrina do pecado original devido à responsabilidade moral, mas a vasta maioria dos protestantes, pastores evangélicos e teólogos insiste em um desses dois sistemas ou em algum ponto intermediário.

Semelhanças
Os arminianistas de depravação completa concordam com a doutrina calvinista de depravação completa. A diferença está em entender como Deus cura a queda da humanidade.
O efeito de substituição dos Arminianistas e Calvinistas da expiação também afirmou o efeito de substituição da Expiação de Cristo, e esse efeito é limitado aos eleitores. Os arminianos clássicos concordam com os calvinistas que esta substituição é a satisfação de todos os eleitores com punição, enquanto a maioria dos arminianos wesleyanos acredita que a substituição é essencialmente governamental.
diferença
A essência da eleição – os arminianistas acreditam que a eleição eternamente salva está relacionada à condição de fé. A doutrina calvinista da eleição incondicional declara que a salvação não pode ser conquistada ou alcançada e, portanto, não depende dos esforços de ninguém, então a fé não é uma condição de salvação, mas um meio sagrado. Em outras palavras, o povo da Anena pensa que deve suas eleições, enquanto os poupadores pensam que deve suas eleições a eles.
A natureza da graça-Arminianistas acreditam que através da graça de Deus, o livre arbítrio sobre a salvação de toda a humanidade pode ser restaurado.Portanto, todos podem aceitar o chamado do evangelho pela fé, e também podem resistir a ele por causa da descrença. Os calvinistas acreditam que a graça de Deus que permite a salvação é dada apenas aos eleitos, e que isso leva irresistivelmente à salvação.
A extensão da expiação – arminianos e calvinistas ou emiladistas juntos defendem a circulação universal e a extensão da expiação, ao invés da doutrina calvinista de que a circulação e a expiação são limitadas aos eleitores. Ambas as partes (exceto os calvinistas extremos) acreditam que o chamado do evangelho é universal e “deve ser apresentado a todo o mundo, [eles] podem alcançá-lo sem distinção”.
Perseverança na fé – o arminiano acredita que a salvação futura e a vida eterna estão seguras em Cristo e não são protegidas por quaisquer forças externas, mas a condição é que eles vivam em Cristo e possam ser perdidos devido à apostasia. Os calvinistas tradicionais acreditam na doutrina da perseverança dos santos, isto é, porque Deus escolheu algumas pessoas para serem salvas e efetivamente pagou o preço por seus pecados particulares, salvando-os da apostasia, e aqueles que regrediram nunca renasceram de verdade (Que é o renascimento)). Calvinistas não tradicionais e outros evangélicos acreditam em uma doutrina semelhante, mas diferente, de segurança eterna, que ensina que se uma pessoa foi salva, sua salvação nunca estará em perigo, mesmo se a pessoa renunciar totalmente à sua fé.

Veja Também