Luteranismo, O que foi o luteranismo? Como aconteceu?

Luteranismo – O que foi o luteranismo? Como aconteceu?

O luteranismo é um dos principais segmentos cristãos do mundo, com aproximadamente mais de 77 milhões de fiéis, que tem por base a teologia de Martinho Lutero, um frade católico, reformador e teólogo alemão.

Originou-se dos esforços de Lutero para reformar a doutrina e a prática da Igreja Católica.Naquela época, a Igreja Católica era a única igreja cristã no Ocidente, o que levou à reforma protestante. A base principal foram os 95 ensaios publicados na parte de língua alemã do Sacro Império Romano, criticando algumas das práticas da Igreja Católica, que iam contra o governo e as autoridades eclesiásticas da época.

A divisão entre católicos romanos e luteranos começou na Conferência de Worms em 1521, onde Lutero e todos os seus seguidores foram formalmente expulsos da Igreja Católica. Esta divisão é baseada na doutrina da justificação, que Lutero a defendia através do princípio da “salvação somente pela graça, somente pela fé e somente por Cristo”, ao contrário da visão romana, que se baseava na “salvação pelo amor e boas ações “.

Ao contrário de outras igrejas cristãs que surgiram através da Reforma e do Calvinismo, o Luteranismo retém muitas práticas rituais e doutrinas sacramentais do período pré-reforma, com ênfase especial na Eucaristia ou “Comunhão”. A principal diferença entre os luteranos e outras igrejas cristãs é o propósito da lei de Deus, vocação eficaz, perseverança e destino dos santos.

Em geral, o luteranismo é a segunda maior fé cristã no Ocidente (depois do catolicismo romano), com um total de aproximadamente 80 milhões de seguidores, principalmente nos países escandinavos. As maiores igrejas locais são os suecos e os alemães.

No debate de Leipzig em julho de 1519, o nome “luterano” foi um termo depreciativo usado por John Mayer contra Martinho Lutero. [6] Meyer e outros católicos romanos seguiram a prática tradicional de nomear os hereges após os líderes dos hereges, rotulando assim todos aqueles que se identificam com a teologia luterana como “luteranos”.

Martinho Lutero nunca usou o termo “luterano” em todas as suas convenções. Ele tendia a chamar a Reforma de “evangélica” em todos os momentos. É derivado do grego euangelion, que significa em português “Boas novas”, “Evangelho” “” , isto é, “Evangelho”. [6] Os próprios luteranos começaram a usar este termo em meados do século 16 para distingui-los de outros grupos formados durante a Reforma, como calvinistas e anglicanos. Em 1597, os próprios teólogos de Wittenberg definiram-se como “luteranismo”, tornando este termo uma tradição e hoje utilizado em todo o mundo.

Luteranismo
O ávido católico romano Martinho Lutero decidiu entrar no claustro do mosteiro agostiniano e foi ordenado sacerdote em 1507. Segundo alguns historiadores, isto se deveu a um acontecimento sobrenatural. Ele sobreviveu a uma tempestade na estrada. Disse: “Ajude-me Santa Ana! Vou virar um monge!”.

No mosteiro, Lutero viveu na dor e no desespero por causa das dúvidas sobre seus méritos espirituais. Quanto mais ele reflete, maiores são suas dúvidas e incertezas. Portanto, ele não tem paz em seu coração e considera Deus como um juiz severo, pronto para punir os pecadores a qualquer momento.

Lutero se tornou doutor em teologia e continuou a lecionar na Universidade de Wittenberg. Como um dos privilégios de obter a Bíblia, Lutero desenvolveu um novo ponto de vista teológico ao ler Romanos 1:17: “Mas o justo deve viver pela fé.” [8] Ele disse que o perdão e a vida eterna não são obtidos por nós, mas dados a nós gratuitamente pela fé em Jesus Cristo. Isso é afirmado por Lutero com base em Efésios capítulo 2, versículos 8 e 9 “Porque pela graça você é salvo por fé, isto não vem de você, mas do dom de Deus.

Santa Comunhão, vitral, em St. Matthew Luther Parish, Charleston, Carolina do Sul
Em 1517, na Alemanha, o professor e frade Martinho Lutero fixou 95 ensaios na porta da Catedral de Wittenberg, criticando as ações do Papa e de sumos sacerdotes. Mesmo com a intervenção da igreja, eles se espalharam rapidamente. Lutero recebeu o apoio de algumas pessoas e nobres que estavam ansiosos para conquistar a terra que até então pertencia a Roma (hoje Alemanha), protegê-lo do papa e salvá-lo do fogo, mas não excomungando.

Alguns exemplos desses papéis:

“Tese 27: Eles pregavam a teoria da antropologia de que assim que ouvirem o tilintar de moedas atiradas na caixa, a alma vai voar.”

“Argumento 32: Eles serão condenados para sempre com seu professor, e eles acreditam que sua salvação pode ser assegurada por meio da expiação.”

“Tese 86: Por que o papa, que tem mais riqueza do que os mais ricos agora, constrói pelo menos a Basílica de São Pedro com seu próprio dinheiro, mas com o dinheiro dos pobres?”

Lutero então deu início a vários debates teológicos com cidadãos e autoridades da Igreja, que tentaram fazer com que ele desistisse de suas idéias e retirasse as críticas à Igreja e ao papa. Em 1520, Lutero foi excomungado pelo Papa e, no mesmo ano, queimou o touro excomungado em praça pública, rompendo assim com a Igreja Católica da época. Em 1530, a “Confissão de Augsburg” (Confissão de Augsburg) de Lutero e seu fiel parceiro Philip Melanchthon apareceu. Este documento fornece um resumo dos ensinamentos de Lutero.

Uma das principais preocupações de Lutero era que todos pudessem ler livros contendo os ensinamentos da Igreja Católica para poder tirar suas próprias conclusões. É por isso que Lutero traduziu a Bíblia para o alemão, para que todos possam lê-la em sua própria língua. Alguns anos depois, a Bíblia foi traduzida para o inglês, e as pessoas em francês e espanhol começaram a ler a Bíblia e chegaram a suas próprias conclusões. Gradualmente, a Igreja Católica perdeu seu poder e influência. Depois de Lutero, a Igreja Católica não podia mais exercer tanto controle sobre a Europa como antes da Reforma Protestante.

Confissão Luterana

Lutero no vitral da Igreja Sternberg
As confissões luteranas também podem ser consideradas como o padrão de estreita unidade dos crentes luteranos na defesa de suas visões doutrinárias da Bíblia contra erros, ou podem ser consideradas como a bandeira do juramento de fidelidade aos professores da igreja. Cada membro da Igreja Luterana não deve apenas aceitar a Bíblia, mas também deve aceitar a confissão como uma interpretação correta da doutrina bíblica. Para os não iniciados, isso significa pelo menos as doutrinas e respostas de Lutero; para pastores e professores, elas se referem a todos os credos adotados pela igreja luterana.

Em seus estatutos, a comunidade luterana – congregações e sínodos – geralmente usava mais ou menos estas palavras para definir sua posição doutrinária: “Reconhecemos que o cânone do Antigo e do Novo Testamento é inspirado por Deus. Palavras são, portanto, a única regra. Fé e vida e confissão luterana são a interpretação correta da doutrina desta palavra. ”Como resumiu a confissão luterana, por que insistir nesta atitude firme? Porque para os luteranos, não há nada mais importante do que as doutrinas que se baseiam em sua interpretação da Bíblia.

Em vista do exposto, de acordo com sua interpretação, o termo “igreja” não deve ser usado para definir um grupo religioso que não pertence ao Senhor como seu corpo (Efésios 1: 22,23). Segundo eles, uma seita que nega a divindade de Jesus como os monoteístas não deve ser chamada de igreja.

Lutero escreveu no artigo de Esmalkah: “Graças a Deus, (hoje) uma criança de sete anos sabe o que é a igreja, ou seja, ouvir a voz de seu pastor e acreditar nos santos e nos cordeiros” (Parte III, Artigo XII, veja “The Book of Concord, p. 338). Em seu “Grande Catecismo”, ele propôs esta definição clássica: “Eu acredito que há um pequeno grupo santo e um grupo de santos puros na terra sob uma cabeça. Cristo, chamado pelo Espírito Santo, Fé, uma espécie de pensamento e um tipo de entendimento, e os dons são diversos, mas no amor não há seita ou divisão. Eu também faço parte dela, como participante e co-proprietário de todos os seus bens, ouvindo e continuando, O Espírito Santo leva-o e integra-o na escuta das palavras de Deus. Este é o processo de iluminação nele. Porque no passado, antes de chegarmos a isso, pertencíamos ao diabo e não sabíamos nada de Deus e de Cristo. Portanto, até o último dia, o Espírito Santo Ainda existe um ser com a Santa Igreja ou Cristandade, pela qual ele nos leva a Cristo, e é o Espírito Santo que nos ensina a pregar; através da igreja, ele atua e promove a santificação, fazendo-a crescer a cada dia e fortalecê-la em seu Produzido na fé e no fruto ”. (Credo. Artigo III, ver “Livro da Concórdia”, p. 454).

Confissão de Augsburg
A Confissão de Augsburgo é um documento escrito por Philip Melanchthon como testemunho luterano e submetido ao Imperador Carlos V e ao Parlamento do Sacro Império Romano em 25 de junho de 1530. É composto por vinte e oito artigos. Entre eles, os primeiros vinte e um apresentaram a doutrina de Lutero e resumiram a doutrina de Martinho Lutero. Eles tentaram provar que o luteranismo não ensinava novas doutrinas contrárias à Bíblia, e que eles não constituíam uma nova seita religiosa. Os Artigos XXI a XXVIII são elaborados para lidar com os abusos medievais que foram corrigidos pela Igreja Luterana.

Sua leitura atraiu crentes importantes. O Estádio do Bispo em Augsburg dirá: “O que lemos é um fato óbvio e não podemos negá-lo.” Diz-se que quando um dos oponentes mais ativos de Lutero, John Eck, disse ao duque Guilherme da Baviera que ele poderia. o padrinho para refutar o credo de Augsburg, mas não pode refutá-lo com a Bíblia, William responderá: “Então, eu ouvi que Lutero acredita na Bíblia, e nossos seguidores do Papa estão separados da Bíblia.”

Credo universal

Pastor na Missa na Igreja Luterana
Em resposta às alegações de que a Igreja Luterana se desviou da velha fé da Igreja Cristã e se tornou uma seita protestante, os Padres da Igreja Luterana anunciaram oficialmente que concordavam totalmente com o credo universal. Declaravam no prefácio da “Fórmula da Concórdia”: “Porque depois da era apostólica, ainda em vida, surgiram falsos mestres e hereges, e contra eles foram usados ​​símbolos, isto é, confissões curtas e concisas. nos primeiros dias, falsos mestres e hereges apareceram. A igreja é considerada as crenças e credos cristãos universais consistentes com a Igreja Ortodoxa e a verdadeira igreja, até mesmo o Credo dos Apóstolos, o Credo Niceno e o Credo Atanásio; juramos fidelidade a eles e portanto rejeite todos os hereges e doutrinas, e eles são o oposto, eles são introduzidos na igreja de Deus. “

O primeiro reconhecimento da fé cristã foi o Credo dos Apóstolos.

Desentendimentos posteriores levaram à formação do Credo Niceno (325) e do Credo Atanásio (451). Esses três tipos de credos são chamados de credos universais ou credos universais.

No entanto, com o tempo, de acordo com a visão luterana, a igreja está se desviando da verdade bíblica. A forte oposição ao erro foi suprimida. Martinho Lutero, irmão Agostinho, PhD em Teologia e Professor da Bíblia na Universidade de Wittenberg, Alemanha, presume que a igreja se desviou da verdade da Bíblia. A Igreja Luterana considera Lutero uma ferramenta para Deus trazer a igreja de volta à verdade da Bíblia, e acredita que Deus preparou outros crentes fiéis para participarem na causa da Reforma.

Os seguintes documentos constituem uma confissão luterana:

O Catecismo Menor (1529), um resumo da interpretação da Bíblia escrita por pessoas.
O Catecismo do Grande Catecismo (1529), a mesma explicação é explicada em detalhes para os adultos.
A Confissão de Augsburg (1530), a principal confissão luterana.
Apology (1531), defendendo a confissão de Augsburg.
De acordo com a visão luterana, o artigo de Esmalkald (1537) reafirmou a doutrina do credo de Augsburgo e explicou a doutrina do sacramento com mais profundidade.
Fórmula da Concord (1577), que define o pecado original, que o homem não pode ser salvo por sua própria força, e pela pessoa e obra de Cristo.
Essas confissões foram incluídas no “Livro da Concórdia” em 1580, que é aceito por muitas igrejas luteranas em todo o mundo hoje. Essas igrejas afirmaram: “Aceitamos todos os livros canônicos do Antigo Testamento e do Novo Testamento como palavras inerrantes de Deus e, como a interpretação correta da Bíblia, aceitamos os livros simbólicos coletados no Livro da Concórdia.” A Bíblia ou a Bíblia é a igreja. A única doutrina e normas de prática.

Bíblia-Doutrina

Tradução da Bíblia por Lutero, 1534
Tradicionalmente, a Igreja Luterana acreditava que o Antigo Testamento e o Novo Testamento eram os únicos livros inspirados por Deus, a única fonte de conhecimento da revelação de Deus e o único padrão da doutrina cristã.  A Bíblia sozinha é o princípio oficial da fé e a autoridade final para todas as questões morais e de fé por causa de sua inspiração, autoridade, clareza, eficácia e suficiência.

A autoridade da Bíblia foi desafiada ao longo da história do Luteranismo. Martinho Lutero ensinou que a Bíblia é a palavra escrita de Deus e o único guia confiável para a fé e a prática. Ele acredita que cada passagem da Bíblia tem um significado direto, isto é, o significado literal explicado por outras Escrituras. Essas doutrinas foram aceitas no Luteranismo Ortodoxo no século XVII. [15] No século 18, o racionalismo defendia a razão ao invés da autoridade da Bíblia como a fonte final de conhecimento, mas a maioria dos crentes leigos não aceitava esta posição racionalista. [16] No século 19, o Reavivamento da Confissão mais uma vez enfatizou a autoridade da Bíblia e sua consistência com a Confissão Luterana.

Moisés e Elias apontaram que o pecador busca a salvação de Deus na cruz para encontrá-lo (Teologia da Cruz)
Hoje, a Igreja Luterana não concorda com a inspiração e autoridade da Bíblia. Os conservadores teológicos usam o método gramatical e histórico de interpretação bíblica, enquanto os liberais teológicos usam um método crítico superior. A Pesquisa da Paisagem Religiosa Americana de 2008, do Pew Research Center, entrevistou 1.926 americanos adultos que afirmavam ser luteranos. A pesquisa descobriu que 30% das pessoas acreditam que a Bíblia é a palavra de Deus e deve ser entendida palavra por palavra. 40% das pessoas afirmam que a Bíblia é a palavra de Deus, mas não é literal ou não têm certeza se é literal. 23% disseram que a Bíblia foi escrita pelo homem, não a palavra de Deus. 7% não sabem, não têm certeza ou têm outras posições.

Inspiração

Lei e Graça, de Lucas Cranach, o Velho. À esquerda está a condenação das pessoas sob a lei de Deus, à direita está a graça de Deus em Cristo
Embora muitos crentes luteranos hoje tenham uma visão menos específica da inspiração, a história luterana afirma que a Bíblia não apenas contém a palavra de Deus, mas por causa de toda inspiração oral, cada palavra na Bíblia é direta e diretamente de Deus. [18] O pedido de desculpas da confissão de Augsburg combina a Bíblia com a palavra de Deus [19] e chama o Espírito Santo de autor da Bíblia. [20] Portanto, os luteranos admitiram na fórmula Concord: “Aceitamos e aceitamos de todo o coração as escrituras proféticas e apostólicas do Antigo e do Novo Testamento como a fonte da pureza e clareza de Israel.” [21] Os apócrifos não foram escritos por profetas ou inspiração; eles contêm erros [22] e nunca foram incluídos no cânon judaico usado por Jesus; [23] portanto, eles não fazem parte da Bíblia. A Bíblia dos Profetas e Apóstolos é verdadeira, escrita pelos Profetas e Apóstolos. A tradução correta de sua obra é a Palavra de Deus, pois tem o mesmo significado do original hebraico e grego. A tradução incorreta não é a palavra de Deus, e a autoridade de ninguém pode dar a ela autoridade divina. [vinte e quatro]

Historicamente, a igreja luterana entendeu que a Bíblia expressava claramente todas as doutrinas e mandamentos da fé cristã. Além disso, o luteranismo acredita que todo leitor ou ouvinte com sabedoria comum pode obter a palavra de Deus gratuitamente, sem qualquer educação especial. [26] O luterano deve compreender a linguagem usada para apresentar as escrituras e não deve cometer erros para evitar o entendimento. [27] Portanto, a Igreja Luterana não considerou necessário esperar por nenhum clero, papa, erudito ou Concílio Ecumênico para explicar o verdadeiro significado de qualquer parte da Bíblia.

Luteranismo Mundial

Catedral Luterana de Uppsala, a sede da Igreja Sueca
Atualmente, o luteranismo existe em todos os continentes habitados, reunindo milhões de pessoas. De acordo com alguns dados coletados durante 2015-2017, o número de igrejas luteranas ultrapassou 80 milhões.

Hoje, existem aproximadamente 250 capítulos luteranos ao redor do mundo, dos quais mais de 160 igrejas pertencem à Federação Luterana Mundial (FLM), e outras 40 são membros do Conselho Luterano Internacional (ILC). A maioria das outras igrejas luteranas pertencia ao Conselho Confessional Luterano, e várias outras igrejas afirmavam ser comunidades luteranas independentes.

As maiores igrejas luteranas hoje são a Suécia (6 milhões), a Tanzânia (6,5 milhões) e a Etiópia (8 milhões).

O número de igrejas luteranas em vários países em 2013.
Mais de 10 milhões
Mais de 5 milhões
Mais de 1 milhão
Mais de 500.000
Mais de 100.000
Recentemente, Lutero verá um ligeiro aumento no número de seguidores em todo o mundo. O número de igrejas luteranas na América do Norte, América Latina, Caribe e Europa tem diminuído, mas elas têm apresentado um enorme crescimento na Ásia e no continente africano.

O luteranismo é o maior grupo religioso da Dinamarca, Ilhas Faroe, Groenlândia, Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Estônia, Letônia, Namíbia e alguns estados do norte dos Estados Unidos.

O luteranismo continua sendo o maior grupo cristão protestante na Alemanha (20% da população), Lituânia, Polônia, Áustria, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Sérvia, Cazaquistão, Tadjiquistão, Papua Nova Guiné, norte de Sumatra, Indonésia e Tanzânia.

Embora a Namíbia seja o único país fora da Europa com maioria luteranismo, outros países africanos, como Nigéria, República Centro-Africana, Chade, Quênia, Malaui, Congo, Camarões, Etiópia, Zimbábue e Madagascar, também têm alguns luteranos crentes. A população luterana ultrapassa 100.000.

Além desses, os seguintes países também têm uma população luterana considerável: Holanda, Canadá, Reino Unido, França, República Tcheca, Hungria, Eslováquia, Brasil, Malásia, Índia, Indonésia, África do Sul e Estados Unidos

O luteranismo é a religião oficial do estado da Noruega, Islândia, Dinamarca, Groenlândia e Ilhas Faroe. A Finlândia estabeleceu sua Igreja Luterana como uma igreja nacional. Da mesma forma, a Suécia tem sua própria religião oficial, que não se tornou a religião oficial do estado até 2000. A Igreja Sueca ainda não é completamente livre, e seu status de “Igreja Evangélica Luterana” ainda é regido pela lei civil. Mas desde 2000, ele nomeou seu próprio bispo e assim por diante.

A distribuição das igrejas luteranas hoje é a seguinte: Europa: 35 milhões; África: 24 milhões; Ásia: 13 milhões; América: 8 milhões.

No Brasil
Há alguns anos, com base no princípio de divulgação da teologia luterana pelo mundo, uma esquadra saiu da Alemanha e foi para o Brasil; o primeiro sinal da difusão da fé luterana no Brasil ocorreu em 1532, quando Heliodoro Heoboano era amigo de Lutero Hélio filho de Eobano Hesse, chegou ao Porto de San Vicente em São Paulo.  No entanto, Heliodolo estava no esquadrão do governador-geral indiano Martim Afonso de Sousa, e logo teve que retornar ao seu país de origem.

O luteranismo no Brasil foi esquecido há cerca de três séculos.  Hans Staden, um mártir conhecido por ter sido preso por índios, cantou vários hinos de Lutero e também ordenou a construção da primeira igreja evangélica em Ubatuba, São Paulo, Brasil.

Em 3 de maio de 1824, a primeira igreja luterana oficialmente estabelecida no Brasil foi estabelecida em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. O pastor Friedrich Oswald Sauerbronn foi o primeiro no Brasil. Um pastor luterano. Isso se deve à mobilidade europeia organizada por Dom Pedro I, que promoveu a imigração alemã no Brasil e se expandiu pelo país. Em 25 de julho do mesmo ano, a segunda leva de imigrantes desembarcou em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, com o pastor George Elles. Por causa dessas viagens, o governo brasileiro na época contribuía para a contratação e assistência de pastores.
Com esta propagação, o país formou duas denominações principais da igreja. A Igreja Evangélica Luterana Brasileira (IECLB) é a igreja com maior número de membros, foi criada com a chegada de membros alemães que não cumpriam as decisões da Igreja Luterana Unificada Prussiana e dos Reformados. Sob o comando do estado, mudou-se para o Brasil.

No mesmo período, também foi fundada a Igreja Evangélica Luterana Brasileira (IELB), originada de missionários norte-americanos no início do século XX. Além disso, outras seitas independentes foram criadas ao longo dos anos, com menos de 100.000 membros. No que diz respeito à teologia, IECLB e IELB compartilham as mesmas crenças, baseadas nas reformas propostas por Lutero, mas diferenças históricas significam que existem algumas diferenças entre os membros das duas congregações. Sobre esse assunto, o Dr. Joachim Fischer comentou: “O escopo da IECLB mudou da indefinição ou diversidade da confissão para a confissão luterana. No que diz respeito à IELB, deixou de lado o debate sobre o sindicalismo da IECLB. Ambas as igrejas se livraram das disputas e da competição de cooperação e fraternidade. “

Distribuição da Sociedade Luterana no Brasil
Além do estabelecimento de pequenas igrejas nos quatro estados do sudeste, o desenvolvimento do luteranismo brasileiro tem se fortalecido no sul.  Na região norte, o luteranismo é mais prevalente em Rondônia e foi introduzido pelo reverendo Joachim Maruhn em 23 de julho de 1970. Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 900.000 cristãos luteranos no Brasil.

Veja Também